3 - Adicionando asteroides

Crie um objeto para o asteroide e o renomeie para obj_rock_big

Pasted image 20250604112909.png|300

Após adicionar o visual conectando o objeto ao sprite spr_rock_big, adicione um evento de Criar. Nele, adicione esse código:

speed = 1;
direction = random(360);
image_angle = random(360);

Crie um segundo evento, agora selecionando "Etapa -> Etapa". Adicione nele o seguinte código:

move_wrap(true, true, 100);
image_angle += 1;

Agora precisamos conseguir destruir os asteroides

No nosso obj_rock_big, crie um evento de colisão com a bala selecionando "Criar Evento -> colisão -> objeto -> obj_bullet".

Pasted image 20250606100159.png|300

Coloque o seguinte código:

instance_destroy(other);
effect_create_above(ef_explosion, x, y, 1, c_white);
direction = random(360);

if sprite_index == spr_rock_big
{
        sprite_index = spr_rock_small;
        instance_copy(true);
}
else if instance_number(obj_rock_big) < 12
{
        sprite_index = spr_rock_big;
        x = -100;
}
else
{
        instance_destroy();
}